Os caminhos são sempre mais curtos quando percorridos com companhia, essa é uma verdade irrefutável; e depois as companhias vêm de diversas maneiras e formas e cores. Explode é uma explosão não esperada. Uma explosão de cor no meio dos caminhos cinzentos em que algumas vezes se torna a vida. Nesse disco não encontramos fórmulas mágicas, encontramos a perfeição já habituada dos The Gift numa mistura de sons pouco previsíveis no panorama musical português e encontramos, nas letras que dão corpo às músicas, frases tão simples mas que tornam mais fácil a existência por sabermos que não estamos sozinhos.

Sometimes we all feel down,

e é tão verdade. E depois temos os conselhos mascarados em máximas gigantes como bolas de cor com as quais brincamos dentro da mente durante todo o tempo em que caminhamos acompanhados pelas músicas de tom epopeia, como

Trust in the beauty inside.

Eu confio, como confio nos The Gift por não me desapontarem e terem sido na minha vida, no meu caminho, como uma companhia. A melhor metáfora que encontro para o grupo e para o efeito do seu trabalho na minha vida é a de uma cadeira no caminho, onde me sento e onde me deixo estar para depois  voltar a caminhar sabendo que nessa estrada outras cadeiras existirão oferecendo-me coisas terrivelmente belas que me dão força para continuar; como esta.




Todas as citações a partir do álbum Explode, por The Gift.
Música Made For You, por The Gift.
Fotografia Chair on the road, por autor desconhecido.



Leave a Reply